quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Transparências em Prata na SPA


Eduardo Sequeira, o personagem do filme Transparências em Prata, nasceu em Lisboa em 1956 e faleceu em 1992. Jovem actor promessa do cinema português, colaborou em diversos grupos teatrais, tanto em revista como em comédia e em vários filmes, e a sua morte prematura impediu-o de assistir à ante-estreia deste filme, que teve uma história complicada.
Rodado em duas partes, em 1982 com dinheiro do realizador e de sua mãe, e 1988, quando teve finalmente assistência financeira do Instituto Português de Cinema para a sua conclusão, deparou posteriormente com inúmeros problemas laboratoriais antes de ser dado como terminado. Considerado como não-comercial, encontrou falta de receptividade dos distribuidores. A ausência de um circuito paralelo de distribuição de filmes de autor em Portugal na altura, impediu que o público pudesse ter acesso a esta obra.

Ficha técnica: Argumento, Realização e Produção - João Brehm / Fotografia - Mário Cabrita Gil /Música original - António de Sousa Dias / Voz off - João Perry /Som - Carlos Alberto Lopes / Montagem - Ana Silva / Operador de imagem - Adão Gigante / Decoração e Efeitos Especiais - Luisa Brehm / Direcção de Produção - Oscar Cruz / Assistente de cena (1ªfase) e produção (2ª fase) Rosa Reis / electricistas e maquinistas que só vêm nos genéricos dos filmes e que são os grandes operários do cinema / o corvo Nicolau do Jardim Zoológico de Lisboa, etc.
Colaboradores da 1ª fase: Antónia Seabra (directora de produção) /Alexandre Gonçalves (operador de imagem) /Paola Porru (operadora de som) / Tino Guimarães (iluminador) /João Brandão (ass. real.) etc.
Formato 16mm a cores, com a duração de 90 minutos.
E o resto, é ver o filme...

Passa, como em baixo se diz, na Sociedade Portuguesa de Autores, às 18h30 de 16 Dezembro na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa.
Tel: 213594400

2 comentários:

Unknown disse...

Um testemunho de vida a não perder

Sofia Carvalho disse...

Vim ter aqui pelo teu face, joão! Fiquei fascinada com a tua obra. Parabéns! beijinhos da sofia;)