domingo, 14 de junho de 2020

Minha participação em "Descobri finalmente o meu terraço".

Inaugurou dia 11 de Junho com curadoria de António Cerveira Pinto a exposição "Descobri finalmente o meu terraço". organizada pela SOS Arte pt, e em que participei com 3 obras. Trata-se da maior exposição de Arte Portuguesa Online e está disponível até 30 de Setembro no Facebook e Instagram.


TRÊS PERGUNTAS A JOÃO BREHM

ANTÓNIO CERVEIRA PINTO — Enquanto artista, que significado tem a palavra arte para ti?

JOÃO BREHM - Arte para mim é o Enigma. Cada ser é único no Universo. Quanto mais se procurar no fundo de si próprio, um exercício muito duro e difícil, mais se encontrará o universal que existe em todos os seres. Se o artista conseguir atingir esse patamar, conseguirá tocar nos outros aquilo de comum que os une, que ninguém poderá explicar mas que, misto de surpresa e prazer únicos não encontra equivalente em nenhuma outra experiência criada pelo homem.  Não é apenas tentativa de interpretação pessoal do mundo ou emoção, é um ritual metafísico partilhado com o subconsciente colectivo humano, uma atitude quase mística.

ACP — No rio de sensações onde toda a mercadoria, incluindo a mercadoria-informação, é embrulhada com formas que apelam aos sentidos — formas sedutoras, sensuais e inteligentes —, ainda é possível destacar uma obra de arte genuína?

JB - No meio dum tal caleidoscópio de imagens de todos os géneros com que somos confrontados em permanência, em que o que parece sedutor é muitas vezes provocador de enganos e estímulos passageiros, para mim, embora pareça pretensioso, é fácil e possível encontrar uma obra de arte genuína que sobressaia pela sua simplicidade complexa e me traga uma certeza que não sei definir, a de estar diante duma revelação de algo muito profundo e que me toca sem explicações. É diferente, autêntica e nunca me cansa apreciá-la revelando sempre algo inesperado a cada visão. Cria um sentimento de plenitude e felicidade.

ACP — O Instagram e as redes sociais em geral colocaram a imagem, a representação e o espelho no top do imaginário global. Forneceram a todos uma espécie de formação rápida de criatividade e arte, fazendo de cada um de nós artistas automáticos. Neste museu virtual vivo qual é, uma vez mais o lugar da arte.

JB - No mundo virtual, a função da arte muda bastante. No meu caso, a matéria, o uso de cores fluorescentes, o brilho dos metalizados, os efeitos da luz, a dimensão, etc, perdem-se na sua representação fotográfica ou digital. Obriga-me a tomar em consideração essas condicionantes e tentar uma representação dum outro tipo que só o tempo poderá ajudar a esclarecer, procurando aumentar talvez o impacto da mensagem, a simplicidade dos meios e o seu lado de contra-poder. Porque do meu ponto de vista a arte só pode ser confronto com as imagens fornecidas pela sociedade e portanto ser genuína e quase incopiável. O virtual vem também de certa forma democratizar os percursos dos artistas e libertá-los de influências extra-artísticas, compadrios e jogos de poder.


The exhibition "I finally discovered my terrace" was inaugurated on June 11, curated by António Cerveira Pinto. organized by SOS Arte pt, and in which I participated with 3 works. It is the largest exhibition of Portuguese Art Online and is available until September 30th on Facebook and Instagram.


https://sosarteptsemlimites.blogspot.com/p/joao-brehm.html?fbclid=IwAR1jAJP3SKpezRKLoq4-H6Yfa5KmJzkGbraTG8IAxh7Eg-4wvvv6aanAPNo

https://www.facebook.com/sosartept/

download catálogo: https://db.margaridasardinha.com/Descobri%20o%20meu%20terra%C3%A7o%20cat%C3%A1logo.pdf

Sem comentários: